SÁBADO 18 NOVEMBRO, 21H30

CCVF

Kathrine Windfeld Big Band featuring Gilad Hekselman e Immanuel Wilkins

Immanuel Wilkins saxofone

Gilad Hekselman guitarra

Kathrine Windfeld piano, composições

André Bak, Rolf Thofte Løkke, Magnus Oseth trompetes

Göran Abelli, Gustaf Wiklund, Anders Larson trombones

Jakob Lundbak, Magnus Thuelund, Roald Elm Larsen, Ida Wretling, Jacob Danielsen saxofones

Johannes Vaht contrabaixo

Henrik Holst Hansen bateria

_

Fotografia ©Cat Munro

Desconto 40%
4 concertos à escolha

COMPRAR

COMPRAR

Desconto 30%
3 concertos à escolha

COMPRAR

COMPRAR

Desconto 20%
2 concertos à escolha

COMPRAR

COMPRAR

Assinatura do Festival • todos os concertos
Preço 90 eur

COMPRAR

COMPRAR

Kathrine Windfeld Big Band
Preço 15,00 eur / 10,00 eur c/d

COMPRAR

COMPRAR

2023.11.18 GJ Kathrine Windfeld Big Band featuring Gilad Hekselman e Immanuel Wilkins

Se a abertura do Guimarães Jazz poderá ser considerada uma homenagem, ou um testemunho, conforme a interpretação, da tradição jazzística orquestral nova-iorquina (como sabemos, uma das cidades epicentrais da entrada do jazz no fluxo da modernidade), o encerramento propõe ao público do festival a apresentação um dos exemplos mais elogiados pela crítica especializada da nova vaga de orquestras europeias, em virtude do cruzamento original das especificidades composicionais e estilísticas do jazz com os princípios matriciais da música clássica oriunda do Velho Continente: a big band dirigida pela compositora e arranjadora dinamarquesa Kathrine Windfeld, um dos nomes em maior destaque no contexto da música escandinava. Neste concerto em particular, a música do ensemble liderado por Windfeld será acompanhada por quinze instrumentistas escandinavos de inegável competência técnica e expandida pelos solistas Immanuel Wilkins e Gilad Hekselman, dois músicos de inegável talento e virtuosismo da nova geração do jazz, cuja sensibilidade musical encontra correspondência e expressão nas composições da jovem compositora dinamarquesa.

Originária da Dinamarca, Kathrine Windfeld é considerada uma das percursoras da nova vaga do jazz orquestral europeu, em virtude de um estilo composicional delicado composto de harmonias sofisticadas e impregnado por um pendor poético. A carreira desta compositora, arranjadora e pianista, iniciada após um período de formação em jazz e musicologia, conhece o seu primeiro capítulo em 2011 com a fundação do seu sexteto, uma formação que ainda hoje permanece ativa, mas os anos seguintes determinaram uma inflexão de foco na composição para o formato de big band. Em 2014 Windfeld forma a sua própria orquestra de quinze músicos e grava o seu álbum de estreia, “Aircraft”, a que se sucederam três edições discográficas em nome próprio, nomeadamente o mais recente álbum “Determination” de 2021 (este em colaboração com a Bohuslän Big Band), que contribuíram decisivamente para estabelecer a reputação crítica da jovem compositora dinamarquesa. Para além do seu trabalho na direção dos seus ensembles, Kathrine Windfeld é também colaboradora regular de algumas das mais prestigiadas orquestras de jazz da Europa, como a Frankfurt Radio Big Band ou a Helsinki Jazz Orchestra, colaborações que confirmam o atual estatuto de proeminência deste nome promissor da música europeia.


O israelita Gilad Hekselman, nascido em 1983, é considerado, desde a sua chegada a Nova Iorque em 2004, um dos guitarristas em destaque na cena jazzística nova-iorquina, graças a colaborações com grandes nomes da música do presente, como Chris Potter, Eric Harland ou Fred Hersch, e a uma trajetória persistente e relevante como líder de formação. A sua carreira discográfica inaugurou-se em 2006 com o álbum de estreia “Split Life” e, desde então, conheceu três novos capítulos que contribuíram para afirmar a reputação de Hekselman no circuito do jazz norte-americano.


De ascendência afro-americana e com uma sólida formação musical na prestigiada Juilliard School, o saxofonista Immanuel Wilkins é atualmente um nome em ascensão no jazz, em virtude de colaborações com músicos incontornáveis da música contemporânea, tais como, entre outros, Jason Moran, Bob Dylan ou Wynton Marsalis. Em paralelo Wilkins mantém também uma atividade persistente como compositor e líder de formação materializada recentemente no seu álbum de estreia “Omega”, editado em 2020 e gravado ao lado de Micah Thomas, Daryl Johns, and Kweku Sumbry.

guimaraesjazz.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile